8 melhores câmeras profissionais para iniciantes

Se você está prestes a comprar a sua próxima câmera profissional digital SLR, então não perca este artigo. Nele vou apresentar aquelas que para mim são as melhores câmeras DSLRs para iniciantes e entusiastas. É uma decisão de compra muito importante, porque graças a ela se vai determinar se o que você vai ter com a fotografia, será uma relação de satisfação e amor ou mais, de ódio, desentendimento e frustração. 

Para a preparação desta lista eu me baseei na minha própria experiência e do ponto de vista pessoal e também de alguns amigos, depois de muitos anos de fotografia praticando, aconselhando e dando recomendações sobre SLRs digitais para diferentes níveis com diversas fontes e locais comparativos.

Antes de escolher uma câmera SLR

Antes de escolher uma câmera SLR Eu preciso que você se lembre de três coisas simples, mas que são importantes se queremos fazer as coisas certas:

Primeiro: Não existe “a melhor câmera”. Cada marca e cada modelo oferece um desempenho ou outro.  Mas, sim que existem “câmeras recomendáveis” e hoje vou dar uma lista das câmeras mais recomendadas pelos usuários que já as tenham utilizado, mas é importante saber que a melhor câmera não existe.

Segundo: O que você quer? O que procura? É importante ter certeza sobre quais os benefícios que para você são mais importantes. É interessante para você que câmera tenha a tela giratória? Precisa que tenha uma boa gravação de vídeo? Você vai fazer muitas fotos durante a noite? Estas questões irão ajudá-lo a descartar algumas câmeras e ficar com a que melhor se aproxima do uso que vai dar para ela.

Terceiro: Não se deixe intimidar pela terminologia técnica. Muitas vezes quando vamos comprar uma câmera podemos encontrar termos que ao final são mais simples do que pensamos.

As melhores câmeras digitais SLR para para iniciantes

Eu adicionei a parte de "para iniciantes", porque poderíamos incluir mais câmeras, muito mais potentes, mas uma boa SLR para iniciantes é uma câmera cujo uso tem que ser simples e claro, fácil de aprender, sem complicações. Você precisa de uma câmera simples que facilite a tarefa de conseguir fotos impressionantes, e não uma câmera complexa e pesada com a qual você perca a vontade 🙂. Também tem de ser uma câmera cujo preço seja muito acessível.

Onde comprar a sua nova câmera SLR digital? Eu tenho uma ótima maneira de fazer essa pesquisa, porque utilizo o buscador de Usadobrasil para câmeras de segunda mão, porque de segunda mão? Porque creio que para quem ainda não está decidido, seria bom começar por algo mais barato, sem perder a qualidade.

Bem, com isto em mente, vamos ver a lista das melhores câmeras SLR digitais no momento. Elas não estão ordenadas, porque, como eu disse antes, cada uma delas é boa no que faz.

Nikon D3300

Esta é a minha recomendação absoluta para quem quer dar os primeiros passos na fotografia SLR ao lado de uma marca de prestígio como a Nikon

Nikon D5200

Se você quiser da um passo além do básico, a D5200 Nikon seria uma boa candidata. Não só tem todas as características da anterior, mas oferece um impressionante 39 pontos de focagem que podem facilitar grandemente o enfoque rápido

Nikon D7200

camera profissional usada

Esta não é uma câmera, mas sim uma fera todo terreno. Suas características fazem dela merecedora de um status mais profissional, mas é oficialmente classificada como uma câmera de usuário amador e semiprofissional

Canon 700D

É a evolução de sua irmã 650D. Neste caso, a Canon 700D mantém todas as características da sua antecessora e também oferece alguns recursos que melhoram o seu desempenho: tela touch além de ser rotativa, filtros criativos, conexão com flash no modo Wi-Fi, e alguns outros extras como modos Timelapse ou HDR, entre outros.

Canon 1300D

Canon escolheu cuidadosamente elementos das suas diversas câmeras e SLR e os reuniu nesta câmera pequena, mas notável, chamada 1300D. Aqui você vai encontrar um sensor de 18 megapixel, mais do que suficiente para um fotógrafo amador usar todos os dias, juntamente com uma focagem automática de 9 pontos com base, entre outras características do sensor de 18 megapixels.

Canon 100D

Uma das principais desvantagens das reflex geralmente é o seu peso excessivo e dimensões volumosos. A Canon 100D é das poucas DSLRs que conheço que combinam seus recursos muito avançados com um corpo minúsculo.

Pentax K-50

camera usada

A frase "alto desempenho a um preço baixo" descreve esta câmera perfeitamente. Ela é um verdadeiro "off-road", que, com o seu corpo fechado, resiste a todas as condições de poeira, chuva e umidade, sem vacilar.

Sony A58

Sony também tem o seu lugar entre as melhores câmeras digitais SLR. A A58 é particularmente notável por seus 20 megapixels, seus 8 quadros por segundo no modo de disparo, e estabilizador de imagem integrado (algo não muito comum em câmeras SLR, é normal ter na objetiva).

Como eu disse anteriormente, esta pequena lista das melhores SLRs não segue qualquer ordem particular, seria realmente difícil de classificar. Para mim todas essas câmeras são recomendáveis, algumas dessas marcas têm uma reputação muito boa, além de suas outras características têm a vantagem de um preço muito acessível.

Assim como no artigo que passei dicas de como escolher um smartphone espero que este também seja de ajuda para vocês.