Como cuidar bem do seu freezer seja ele usado ou novo

Nosso freezer muitas vezes pode ser reconhecido como o refúgio natural para aqueles alimentos esquecidos, um lugar frio e solitário que ocasionalmente, devemos limpar devido ao acúmulo de gelo gerado no interior. Limpar um freezer, quer seja vertical, horizontal, ou o congelador normal da sua geladeira, pode ser uma tarefa pouco estressante. Naturalmente, nós sempre tentamos limpá-lo o mais rápido possível, porque não queremos que ocorra a deterioração dos alimentos. No entanto, devemos seguir alguns passos e recomendações para evitar danificar o congelador neste processo de limpeza. Por isso partir deste blog, você vai ter algumas dicas fáceis para poder implementar e para ajudar a limpar seu freezer com facilidade e rapidez, de qualquer marca que seja.

                                                                          Freezer horizontal 1 porta                                                                 

 

A primeira coisa que devemos fazer é desligar o dispositivo. Colocamos o congelador a 0 e desconectamos. Para não ter nenhum desperdício com os nossos alimentos, tiramos todos os alimentos perecíveis para não perder a nossa comida, recomendamos colocá-los em recipientes ou sacos frescos com gelo durante o tempo em que descongelamos e limpamos o nosso freezer ou congelador. Removemos as prateleiras e gavetas para lavá-las na pia com um pouco de água e sabão.

Deixamos a porta aberta até que o gelo se derreta e colocamos toalhas ou jornais para absorver este gelo que se vai derretendo. Nós também podemos acelerar este processo de descongelamento colocando uma bacia de água quente dentro. Muitas pessoas também usam secadores de cabelo para derreter o gelo com o ar quente. Tenha muito cuidado com isso, o secador não pode estar em contato com a água ou gotas que podem cair, uma vez que pode causar um choque elétrico em quem estiver utilizando-o. Eu não recomendo fazer isso até mesmo por sua própria segurança.

 

                                                       Freezer horizontal 1 porta

                                                                            

 

Quando limpamos nosso congelador regularmente, não somente conseguimos que siga funcionando de forma correta, mas também vamos economizar energia, porque com uma camada de gelo de aproximadamente 3 mm representa 30% a menos de desempenho.

Quando o gelo começa a derreter, vamos limpar as paredes com uma esponja embebida em água quente. Nós também podemos usar uma toalha de papel ou um pano de limpeza. Alguns usam uma pasta de bicarbonato de sódio e água, porque a soda elimina odores e resíduos de alimentos, também podemos utilizar vinagre para tirar o cheiro. É uma outra opção. Juntamente com um raspador ou espátula apropriada, a esponja nos ajudará a remover o gelo mais facilmente. Não use objetos de metal pontiagudos, como facas ou picadores de gelo, que poderia danificar seriamente as paredes do congelador.

Depois de retirar o gelo acumulado, temos de garantir que nenhuma umidade residual fique nas paredes para evitar regenerar aqueles micros gelos como geada. Devemos também assegurar secar as prateleiras ou gavetas que temos previamente limpas antes de colocá-las novamente. Ai então já podemos ligar no congelador e esperar cerca de 15-20 minutos para colocar a comida dentro.

Sei muito bem como já falei no começo do artículo que as vezes limpar o freezer ou congelador pode ser cansativo, mas lembre-se que, a parte de ter os seus alimentos melhor conservados, você também terá uma economia de energia considerável no final do mês. Ainda que seja um produto comprado em site como Usados Brasil ou que seja novo, a manutenção correta é sempre o mais indicado.