Como cuidar dos nossos olhos ao utlizar o nosso Iphone 5

Até a pouco tempo, a TV era a única tela através da qual nós conhecíamos o mundo. Alguns mais, outros menos, lembram sua mãe avisando-o para ficar longe da TV não só pelas suas alegadas consequências prejudiciais para a mente, mas também pela ameaça de nos deixar cegos. Desde então, o número de telas presentes em nossa vida, principalmente de smartphones e computadores aumentou inversamente proporcional ao cuidado que tomamos com a nossa visão.

Se duas horas assistindo à televisão parecia muito para as nossas mães, o que pensariam de mais de cinco horas, de acordo com um inquérito realizado pelo Conselho Vision, que gastam 60,8% dos adultos na frente de um dispositivo eletrônico? Certamente, nada de bom: pesquisa publicada em Optometria e Ciências da Visão advertiu que duas horas é mais do que suficiente para os nossos olhos comecem a notar os efeitos nocivos.

A fadiga ocular é a consequência mais clara e mais nociva de todo o tempo gasto olhando para uma tela, e todos nós já fizemos isso em um momento ou outro. Se você pensa que não, pergunte-se se você já sofreu visão turva, dor nas costas, pescoço ou cabeça ou os olhos vermelhos depois de passar algumas horas na frente da tela; são os sintomas mais comuns.

A triste realidade é que na maioria dos casos, é impossível ficar longe dessas telas por causa do nosso trabalho. Já não é apenas sobre o computador, mas também em smartphones ou tablets. Portanto, deve ter em conta as diretrizes que a própria organização norte-americana tem publicado para evitar a fadiga ocular digital e que leva em conta as várias telas que nossos olhos podem ver.

Dicas a seguir

Tamanho de fonte apropriada. Os fabricantes sabem que as fontes miúdas são mais estilizadas ao promover um telefone celular. O que menos importa para eles é o cuidado da vista dos usuários, porque, em geral, e especialmente se o dispositivo é pequeno, uma fonte de maior tamanho geralmente cansa menos a vista. O problema surge quando colocamos perto o celular do nosso rosto, fazendo com que os músculos do olho trabalhem mais para fazer foco novamente.       Adapte o tamanho às suas necessidades, embora a aparência das páginas sejam menos atraente.

O celular no nível abaixo do olho. Como é o caso com telas de computador, o celular deve ficar por baixo da nossa linha de visão, ligeiramente abaixo do seu pescoço e tendo sempre em mente que o ângulo não deve ultrapassar 35 graus. Também não devemos colocá-lo tão baixo que nosso pescoço seja forçado, como quando consultar abaixo da mesa em um restaurante.

A uma distância segura. Quando utilizamos o telefone na cama, nós geralmente grudamos ele no rosto. Outras vezes, de lado também, como quando olhamos de soslaio. Devemos manter em movimento a uma distância segura, nem muito perto nem muito longe.

Ajustar o brilho a resolução e o contraste. Será que a tela do celular lhe dá uma dor de cabeça? Talvez a chave está em simplesmente aumentar ou diminuir o brilho (e, aliás, economizar energia), aumentar o contraste e ampliar a resolução. Se você nunca reviu estes ajustes, talvez este é um bom momento.

Não utilize o telefone à luz solar. Todos nós sabemos como é frustrante para olhar a tela do celular, em plena luz do dia, já que a luz natural é tão brilhante que geralmente nos impede de ver a tela corretamente. Embora este efeito pode ser atenuado, aumentando o brilho do smartphone ou usando alguns modelos que preveem tal dificuldade, geralmente é preferível esperar estar baixo alguma cobertura.

Outros pequenos detalhes que também fazem a diferença

A cada 20 minutos, faça uma pausa.

Limpeza da tela.

Sente-se a uma distância adequada.

A parte superior do computador deve estar ao nível dos olhos.

Evitar reflexos na tela.

Piscar com frequência se passa muito tempo na frente do computador

Baixe o tom de fundo da tela. Ao usar um processador de texto ou entrar no nosso email, muitas vezes vemos textos escritos em preto sobre fundo branco. O guia observa que a cor cinza ou branco sujo, são menos agressivos para nossa visão que um branco brilhante.

Eu passei algumas dicas que vejo interessante para pessoas como nós que somos ou viciadas nos gadgets ou simplesmente porque temos que trabalhar com eles, ainda que seja usado como os que compramos no site Usado Brasil ou novo temos que cuidar deles e dos nosso olhos para que ambos se adaptem bem.