Conselhos para comprar um notebook usado

Hoje estou por aqui para dar umas dicas para comprar um notebook usado. Se você não quer comprar um notebook novo, e decidiu adquirir um de segunda mão você precisa saber algumas coisas, por isso vou oferecer algumas recomendações para a escolha do modelo mais adequado e não comprar algo que, em qu ao final, o barato saia caro. Se possível comprar marcas conhecidas, como Toshiba, HP, Samsung, etc

 

                                                       

A procura por um notebook usado pode ser feita tanto em lojas físicas, que muitas vezes conhecidas como como lojas de usados, intercâmbio, ou por internet em sites como Usados Brasil, onde a compra online de notebook usados está aumentando consideravelmente.

Recomendações de compra

Aparência física: A aparência externa do notebook irá ajudá-lo a ter uma idéia inicial do cuidado que teve o atual proprietário, se ele estiver muito danificado vai dar uma primeira advertência de possíveis danos ocultos que possa ter. Note também se não mostram evidência de impacto, estes são geralmente visto mais facilmente na extremidade da máquina.

Desempenho da bateria: A duração da carga da bateria é importante porque se isso é muito pouco, você provavelmente deve investir em uma nova e neste caso você terá que pesar o custo da nova bateria contra o que estão pedindo como pagamento pela compra do equipamento.

Carregador: Observe se você tem um carregador original e se é o adequado, um genérico reduziria o custo do notebook. Um carregador original, mas diferente do que veio com ele deve ser avaliado, se ele tem a mesma tensão e capacidade de carga  que trazia por padrão não é algo para se preocupar. Se a tensão proporcionada é maior ou menor, eu não considero oportuno e provavelmente seja melhor trocá-lo, se transmite a mesma tensão, mas, mais ou menos amperagem (quantidade de corrente) a carga não será a ideal.

Não se esqueça de verificar o estado do cabo, um carregador cujo cabo ou conectores foram reparados é altamente provável que se danifique novamente, se não tem nenhum dano ao olhar a olho nu eu recomendo que você mova-os com o notebook ligado para olhar se falha a corrente. Em caso de qualquer dano ou deterioração considerar o custo de uma possível substituição.

Tela: Tenha certeza de que exiba uma cor nítida, sem manchas negras e, ainda, que ao mover não apresente algo como umas tremulaçõe. Peça ao dono que mova o aparelho para trás para que você possa notar, nesse momento, se piscar, significa um dano que seja provável que uno o cabo que liga a tela à placa-mãe (cabo flexível ou tira) pode ser tão simples como isso, ou que está um pouco frouxa ou está começando a quebrar. Isto implica, pelo menos, desmontar o equipamento e a substituição do cabo, que, aliás, muitas vezes não é tão fácil de localizar como um carregador ou uma bateria.

Teclado: Outro ponto fraco dos notebooks, e são muito sensíveeis a danos se não for tratado com cuidado, você deve prestar atenção para a lisura das teclas e, claro, que nenhuma delas esteja faltando.

Conector de energia: Isto não é normalmente prestado muita atenção, as suas falhas podem ser facilmente confundidas com falhas no carregador, o defeito mais comum é a sujeira e é fácil de resolver com um algodão umedecido embebido em álcool poderá remover a sujeira, para secar você deve aplicar pressão de ar para remover segmentos que possam estar soltos. Você também pode usar os  limpadores de contato eletrônicos em spary que é muito fácil de usar. Se o dano é físico será realmente difícil de reparar.

Touchpad: Este dispositivo é o que torna-se o equivalente a um mouse em um notebook, eu recomendo ter um dos mais tradicionais que estão ligados por USB para o conforto e ergonomia, mas é sempre útil saber que, se você esqueceu o seu mouse, o touchpad está em boas condições para quando você precisar.

Fan cooler ou ventilador: Esta peça é mecânica e sofrem desgaste ao longo do tempo, quanto mais o uso tenha sido dado ao notebook, mais provável será de ocorrer falhas neste dispositivo de resfriamento.

Barulhos estranhos: Barulhos estranhos são difíceis de diagnosticar, o mais comum são indicativos de danos ao disco rígido ou ventilador.

Como regra geral, eu não recomendo a compra de um notebook que tenha quatro anos ou mais, a menos que você saiba com certeza que teve muito pouco uso.

Você já comprou algum aparelho eletrônico de segunda mão? Conte a sua experiência.