Filmadora ou Câmera digital? Qual escolher?

A maioria das câmeras SLR digitais oferecem hoje a capacidade de gravar vídeo, quase sempre em HD. Foto e vídeo convergem em uma única máquina, graças ao suporte digital que facilita essa união.

Embora muitos fotógrafos da escola purista preferem usar sua câmera exclusivamente para produzir fotos, deixando a tarefa de câmeras de vídeo especialmente para câmeras de vídeo, é verdade que mais e mais usuários comuns estão fazendo do vídeo um importante critério de seleção ao escolher a sua próxima câmera.

No artigo de hoje vou explicar os aspectos que você tem que levar em conta ao avaliar a função de vídeo em uma câmera SLR digital. Se a função de vídeo é muito importante para você, estes são os critérios que terão de ter em conta para ter sucesso na eleição.

HD ou vídeo Full HD

Por não ter claro esses dois termos, HD significa High Definition. É uma qualidade de vídeo padrão e oferece uma qualidade de vídeo bastante decente. Full HD é uma outra qualidade de vídeo padrão, mas superior ao HD. Para lhe dar uma ideia da qualidade HD divide a imagem em 720 linhas horizontais, enquanto o Full HD 1080, dividido em linhas. Normalmente, quanto mais linhas resultantes dessa divisão, maior a qualidade.

Obviamente, estas linhas não se percebem a olho nu.

A duração do vídeo

A duração do vídeo é uma questão de extrema importância. Algumas câmeras de preços muito acessíveis, como a Nikon D3100 oferecem função de gravação de vídeo, mas limitado a 10 minutos cada vídeo. Outras câmeras são mais generosas nesta área e vão além dos 10 minutos, mas como regra e até hoje eu não tenho conhecimento de qualquer câmera SLR cuja gravação de vídeo seja superior a 30 minutos. É que este é o tempo máximo de vídeo permitido em todas as câmeras SLRs. A razão é que por causa de questões comerciais, impostos e tarifas, se uma câmera de fotos grava mais de 30 minutos de vídeo, é considerada câmara de vídeo e, por conseguinte, com tarifas e impostos mais caros e, assim, aumentam o seu preço.

FPS, fotogramas por segundo

Como você sabe, e se você não sabe eu te vou contar, um vídeo é na verdade nada mais do que uma sequência de quadros. Geralmente, a maioria dos vídeos e produções de cinema e televisão são gravados com uma frequência de entre 24 e 30 fps (quadros por segundo). Em geral.

Para que serve esta informação? Porque normalmente quanto maior o valor de fps mais natural será o resultado do movimento e ação no vídeo. Por outro lado, quanto menor o fps, mais "instável" olhar a cena.

Microfone externo

Se você está pensando muito seriamente em gravar vídeos com sua câmera SLR, ou talvez montar o seu primeiro curta, você pode se interessar pelo microfone externo.

A qualidade do microfone integrado na própria câmera, muitas vezes deixa muito a desejar, especialmente quando queremos fazer algo sério ou profissional. Minha recomendação é que se você está interessado em vídeo, escolha sempre uma câmera com conexão para microfone externo. A qualidade de um microfone externo especializado será muito melhor, e também irá evitar que se possa escutar o ruído do motor de enfoque durante as tentativas de focagem automática da lente objetiva.

Objetiva especializada

Há lentes objetivas especializados de vídeo SLR. Elas são objetivas ultra silenciosas, que por mais que se movam, façam zoom e enfoquem não fazem o menor ruído.

Por outro lado, uma grande vantagem de vídeo SLR contra câmeras de vídeo normais é que no mundo o SLR contamos com objetivas com grandes aberturas/diafragmas, que nos oferecem em troca um impressionante efeito de profundidade. Claro, essas objetivas tendem a ser bastante caras, por isso, uma normal também pode cumprir a missão.

Também podemos encontrar essas opções de câmeras em sites de produtos usados, e é ahi que entra a melhor parte, porque muitas vezes o dinheiro que poderíamos gastar em uma câmera nova, com menos qualidade, podemos investir em uma usada, com mais opções e assim investir também nas objetivas, sites como Usadobrasil, são perfeitos para encontrar essas pechinchas!

Eu me esqueci de alguma coisa?

Você já usou o vídeo de sua câmera SLR? Qual é a sua opinião? Você acha que há mais aspectos a considerar que eu não tenha mencionado acima? Gostaria muito de receber um comentário seu sobre o assunto.