O que é iOS e para que serve?

Hoje estou inspirado para contar coisas técnicas para você, sou fã de apple e por isso foi apresenta ralgumas curiosidades ou detalhes sobre o iOS.

Todos os usuários do iPhone, iPad ou iPod Touch devem saber que o seu dispositivo é gerido por um software, um sistema operacional que é responsável por fornecer uma gama de serviços para o sistema e as aplicações que todos nós conhecemos que estão em execução e também controla o uso que estas aplicações fazem do hardware.

As origens do iOS

O sistema operacional do iPhone foi anunciado em 9 de Janeiro de 2007, embora naquela época tinha o nome de iPhone OS. Naquele tempo as únicas aplicações que poderiam ter eram as típica que agora vêm pré-instaladas, Maps, relógio, calculadora, fotos, iPod,... Não foi até a segunda versão (iPhone OS 2.0), quando finalmente foi permitidocapaz de instalar aplicativos de terceiros e quando vimos o nascimento da AppStore.

Mas, a fundação do iOS vem de muito antes, pois isso é derivado do OS X (que foi renomeado como Mac OS na WWDC 2016). Por sua vez OS X é baseado em Darwin BSD, então podemos dizer que o iOS é um sistema operacional tipo Unix.

Podemos dividir o sistema em quatro camadas de abstração: o núcleo do sistema operacional, a camada de serviços, a camada média e a camada de Cocoa Touch. O iOS tem muito em comum com o OS X sendo a última camada (Cocoa Touch) e a que mais diferenças tem, porque o OS X está desenhado para para uso com mouse e teclado (Cocoa) e o iOS está desenhado para ser operado através de uma interface touch (Cocoa Touch).

Ano após ano, e com a apresentação de cada iPhone desde 2007, temos visto uma nova versão do melhor sistema operacional do mundo... melhor? Por que melhor? Muitas pessoas acreditam que um iPhone é super valorizado, apenas porque tem um logotipo da Apple na parte traseira ou porque em média é muito mais caro do que outras alternativas no mercado, no entanto, não é um julgamento justo...

Mais e mais empresas mostram que é possível fazer um bom hardware a preços cada vez mais baratos (Xiaomi, Huawei, etc.), mas a verdadeira força de um dispositivo assim, não está no hardware, mas no seu sistema operacional. Vamos ver o que são os pontos fortes de que iOS pode se orgulhar e que obtém uma clara vantagem sobre os seus concorrentes.

Os pontos fortes do iOS

Atualizações imediatas

Seja por uma nova versão completa cheia de melhorias substanciais, ou encontram um erro que afecta determinados dispositivos, ou uma vulnerabilidade em um protocolo de comunicação usado por todos os dispositivos que podem se conectar à Internet, ou um novo tipo de ataque que se aproveita de uma falha comum em todos os navegadores da web em todo o mundo... seja o que for, a Apple irá corrigi-lo o mais rapidamente possível, e a atualização estará disponível a todos os utilizadores a partir do ponto zero em que o download esteja disponível para baixar.

A integração completa com outros dispositivos na casa

Você está na rua com o seu iPhone e Apple Watch, na cama com seu iPad, sentado na mesa com o seu Mac ou sentado no sofá assistindo televisão. A experiência é completa e contínua em todos os seus dispositivos (Mac, iPhone, iPad, Apple Watch e Apple TV) e é graças a que tvOS e watchOS são versões menores do iOS e que iOS parte do OS X. Parte da mesma base... e isso faz funcionar como um só.

Um hardware e um único sistema operativo

No final tudo se resume a isso. Apple desenha, desenvolve e optimiza a seu sistema operativo para um, e somente um hardware. Você pode dizer que um iPad é muito diferente de um iPhone e até mesmo um Apple TV, mas não. Eles são, essencialmente, o mesmo dispositivo, a mesma arquitectura, mais potente ou menos potente, mas tudo está optimizado para operar em apenas um ambiente.

Isto não só permite que um iPhone funcione de forma mais fluída do que pode fazer outro dispositivo com mais memória RAM, mas também permite melhores recursos de hardware e sistema de gestão de energia. Uma vez que você provar qualquer dispositivo com iOS e comprovar a gestão e excelente e vida útil da bateria...vai ser difícil de usar de outro terminal...

Segurança e experiência do usuário acima de tudo

Outra vantagem do iOS sobre outros sistemas operacionais móveis é a sua facilidade de uso e design. Pegue o dispositivo iOS que seja, saberá usá-lo ao tê-lo na mão. Nada de estilos diferentes, qualquer ROM personalizado, nenhum aplicativo que não vêm de fontes confiáveis, cada dispositivo iOS é único e, ao mesmo tempo que o resto de seus irmãos e também com base em regras de segurança cada vez mais rigorosas. Nada de aplicações que acessam suas informações sem o seu consentimento, para acessar informações de outros aplicativos ou que estão executando em segundo plano consumindo a bateria.

Não tem dinheiro suficiente para comprar o último Mac, iphone, etc? Pode comprar um aparelho usado pesquisando em sites como usadobrasil.com.br, e poderá provar por você mesmo.