O que é um retroprojetor?

Tal como definido pela Wikipedia, retroprojetor é um aparelho que permite projetar sobre uma superfície o que se escreve sobre uma folha transparente.

No entanto, nos dias de hoje, quando as pessoas falam sobre retroprojetores geralmente se refere a um projetor de vídeo que permite a projeção traseira (o projetor está por trás da tela).

De vários retroprojetores com os quais habitualmente vemos em conferências, classes de aula, etc ainda não encontramos um que não serva a esse propósito. Todos os aparelhos incorporam geralmente uma opção para inverter a imagem, de forma que ele pode ser colocado por trás de uma tela.

Posso usar qualquer tela para retroprojeção?

Está claro, então, que podemos usar praticamente qualquer projetor para retroprojeção. No entanto, com telas de projeção não é o caso. Para estes casos, deve ser usado uma tela especificamente concebida para esta finalidade.

Estes tipos de telas são geralmente um pouco mais complicados de montar do que uma simples montagem de tela de projeção frontal com tripé.

Em alguns casos, já tive amigos que me disseram que chegaram a utilizar como uma tela de projeção uma tela de tecido "normal". O resultado, como já foi dito, foi satisfatório. Embora eu obviamente não recomendaria algo para um evento profissional.

Coloco aqui algumas vantagens e desvantagens:

Vantagens e desvantagens de Retroprojetor

Vantagens de Retroprojector

· Fácil de manusear

· Uma imagem é ampliada, conseguindo que seja clara e nítida.

· Permite que seja explicado o assunto a um grande número de espectadores.

· Não há necessidade de escurecer o lugar.

· O treinador está sempre voltado para o público.

· Permite a sobreposição de imagens.

· Permite modelos de design ou figuras animadas.

· Pode-se observar certas reações químicas.

· Pode ser ilustrado sequências ordenadas.

Desvantagens de Retroprojector

· Deixa o professor um pouco estático e torna rotineiro.

· Corre o risco de que as pequenas letras e sinais sejam indecifráveis

· A intensidade da luz pode causar fadiga precoce no ensino.

Às vezes, os alunos ou espectadores colocam toda a sua atenção para copiar o conteúdo das transparências e param de dar atenção para as explicações do palestrante.

Se você já esteve na frente do público que escuta você, você sabe o quão difícil é para manter a atenção durante a sua apresentação. Além disso, como um estudante, certamente se lembram aquelas sessões intermináveis ​​e entediantes, algo que com mais dinamismo e interatividade teria sido perfeito para que o conhecimento permanecesse fresco em sua memória.

Outros fiascos que às vezes vemos serem cometidos por alguns palestrantes ou professores:

Sentar-se na cadeira, enquanto projeta elementos diferentes. Não há nada pior do que, enquanto está expondo o que está acontecendo no computador, o palestrante em geral permaneça sentado na sua cadeira para administrar o computador. Tira todo o dinamismo para a aula e deixa aborrecido ao mais animado.

Dar as costas para o público, enquanto aponta para questões diferentes na tela de projeção.

Um erro muito frequente. Um erro fácil de corrigir com a compra de um ponteiro laser. Algo realmente barato. Algo que permite que não devemos chegar perto da tela para destacar um recurso. Claro, se é utilizado um PDI e interage com ele nos colocamos em perpendicular aos alunos. Assim, a atenção para o que está acontecendo além da tela, não se perde.

Falando para a tela. Intimamente relacionado com o ponto anterior.

A tela não responde. A tela não nos interessa para nada mais do que expor certas questões. É o nosso público, estudantes ou público em geral de uma palestra, que precisamente estão em frente da mesma, que deve receber nossas explicações.

Agora vivemos em uma época em que a tecnologia também avançou muito nesta área e vemos que muitos retroprojetores foram substituídos por modelos mais atualizados vinculados a notebook ou até mesmo retroprojetores que por si só já são toda uma evolução.

Para aqueles que não podem permitir um gasto tão alto na hora de investir em um aparelho assim, sempre tem a opção de produtos usados no mercado comprados em sites como Usadobrasil.com.br que cumprem com a sua função perfeitamente.

Você já teve muita experiência com alguma palestra que tenha sido curiosa? Tanto como público ou como palestrante? Conte-nos sua experiência!