Resolvendo problemas de superaquecimento do seu smartphone Android

Um dos problemas mais comuns que muitos usuários experimentam com o celualr ou tablet, é o superaquecimento do aparelho, que ocorre devido a diferentes fatores internos e externos,  e que podem gerar temperaturas muito altas que podem provocar a falha de algumas aplicações.

Além disso, se isso não fosse suficiente, o brilho do dispositivo pode não ter a capacidade de atingir o seu máximo ou a câmera pode se fechar no momento menos indicado. Este não é um problema sem uma solução, mas temos de identificar a que se deve o aquecimento de seu Android para então encontrar a solução.

Primeiro encontre onde ocorre o superaquecimento

Primeiro de tudo você tem que entender que, se são bastante altas as temperaturas no local onde o dispositivo está sendo utilizado, por razões óbvias o aquecimento vai ocorrer antes, especialmente quando na rua estiver superior a 40 graus, o que certamente fará que algumas funções parem de funcionar corretamente durante alguns segundos.

Mas se em vez disso, o superaquecimento ocorre também durante a noite e você sente que leva uma bolsa de água quente no seu bolso, então, você deve identificar a parte que causa o problema. Assim que, o que você deve fazer é remover qualquer capa que tenha e tocá-lo para reconhecer o lugar que irradia completamente o calor, pois esta é uma pista para encontrar a solução para este problema irritante.

Carregador com defeito

Se o problema ocorre somente quando você está carregando seu celular Android, e especialmente se o pino da carga está muito quente, o problema provavelmente é o carregador. Isso é muito comum quando um acessório que não seja aprovado pelo fabricante está sendo usado, então a solução é tão simples quando comprar um novo carregador.

Além disso, esta prática leva a danos da bateria, uma vez que por não usar o carregador que foi designado pela marca do seu celular, a duração da bateria será cada vez menor, bem como pode causar problemas futuros mais relevantes.

Jogos muito potentes

Se o superaquecimento seu telemóvel é gerado somente quando você está jogando algum jogo nele, com certeza esta é precisamente a razão, como alguns jogos exigem muitos recursos do sistema, como por exemplo o processador, por isso,  se você tem menos do que é necessário para seu funcionamento, além de ter uma experiência de jogo ruim, também o celular se aquecerá e a bateria pode ser danificada.

Observe que, se em vez disso, sim que o terminal que está sendo usado atende às especificações, ele somente vai aquecer depois de várias horas de jogo, mas que isso é completamente normal. Portanto, a solução é verificar os requisitos mínimos antes de instalar o jogo.

Bateria defeituosa

Se ao identificar o superaquecimento você percebeu que tudo vem da parte traseira do celular, certamente há um problema de bateria, de modo que verifique o status da mesma indo até configurações e depois na secção da bateria.

Alguns celulares nesta parte indicam possíveis problemas com sua bateria. Se assim for, é o momento indicado para mudar a sua bateria. Em alguns modelos este defeito pode ser visto através da remoção da tampa e ver que está um pouco inflada. Comigo pessoalmente me aconteceu em um par de ocasiões

Outros motivos

Mas se, por outro lado, ao verificar de onde vem o sobreaquecimento do seu celular, você nota que vem da parte da tela, onde você coloca os seus fones de ouvido ou os botões laterais é devido a outras razões, por isso, uma excelente opção é instalar qualquer um dos aplicativos encontrados no Google Play dentro dos quais podemos citar alguns como estes:

TempMonitor

Este é um aplicativo cuja principal função é fazer uma varredura completa no seu telefone para que você saiba realmente de onde vem o problema, ou seja, tem a capacidade de ver onde está sendo gerado a temperatura, também a sua interface é bastante simples de entender.

CPU Gauge

Se a primeira opção não parece ser a melhor há sempre outras opções. Uma delas é CPU Gauge, ao contrário de antes, este pode monitorar o processador em tempo real ou a CPU, assim como a utilização da bateria.

Entre as principais ferramentas com que conta esta aplicação para celulares e tablets Android está a notificação da bateria de quando atinge níveis que estão acima do recomendado, isso para que você possa substituí-la por uma nova, que deve ser original e não genérica para evitar mais problemas.

Muitas grandes ofertas de baterias ou celulares você poderá encontrar no site usadobrasil.com.br, e assim poderá ter mais opções de baterias para viagem também, que também é um assunto que a muitos preocupa quando se vai fazer uma longa viagem.

Esperamos que estas dicas possam ajudar a todos a conhecer a verdadeira razão pela qual o seu smartphone superaquece. E se você conhece algum outro método, você pode compartilhá-lo conosco nos comentários.